Japaratinga amplia serviço de castração de cães e gatos em meio à reestruturação da Secretaria de Saúde

Iniciativa visa combater superpopulação de animais de rua e promover saúde pública no município




Japaratinga contará com ampliação do serviço de castração gratuita de cães e gatos, que passará a funcionar no prédio da Secretaria Municipal de Saúde. O espaço está sendo reformado e reestruturado e irá abrigar o novo centro de controle populacional animal, com previsão de entrega nos próximos meses.

A medida integra uma estratégia mais ampla de saúde pública e bem-estar animal, diante do crescente número de cães e gatos em situação de rua no Brasil. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, o país abriga cerca de 30 milhões de animais abandonados — 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos. Esse cenário representa aproximadamente 25% da população total desses animais no país e acende um alerta sobre os desafios de controle populacional e bem-estar animal .

A superpopulação de animais de rua é uma preocupação nacional. Dados do Ministério do Meio Ambiente apontam que mais de 55% dos municípios brasileiros consideram urgente ou muito urgente a necessidade de implementação de políticas públicas contra o abandono e maus-tratos, e de controle populacional e guarda responsável .

A castração é uma das principais ferramentas para enfrentar esse problema. Além de evitar a reprodução descontrolada, o procedimento reduz o risco de zoonoses, como leishmaniose e raiva, e contribui para o bem-estar dos animais. Experiências em outros municípios demonstram que programas contínuos de esterilização em massa são eficazes na redução da população de animais abandonados e no controle de doenças .

A ampliação do serviço de castração em Japaratinga também está alinhada ao Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, lançado pelo governo federal. O programa incentiva estados e municípios a adotarem legislações de referência para a proteção animal, priorizando o atendimento e a esterilização de animais pertencentes a comunidades de baixa renda e áreas de preservação ambiental .

Com a reestruturação da Secretaria de Saúde e a implementação do centro de controle populacional animal, Japaratinga dá um passo importante na promoção da saúde pública e no enfrentamento da superpopulação de animais de rua.

Por Adriano Monteiro / Fala Japaratinga

Foto: Imagem gerada a partir de inteligência artificial


Postar um comentário

0 Comentários