O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou oficialmente, nesta segunda-feira (28), a nova edição do Selo UNICEF, válida para o período de 2025 a 2028. A iniciativa visa fortalecer políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
Japaratinga, localizada no litoral norte de Alagoas, está entre os 85 municípios do estado aptos a aderir ao programa. A adesão é gratuita e deve ser realizada até o dia 9 de junho de 2025, por meio do site oficial do Selo UNICEF (selounicef.org.br).
Ao participar do Selo UNICEF, o município assume o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em suas políticas públicas, promovendo seus direitos à saúde, educação, participação social e proteção contra a violência. A metodologia do programa prevê ações intersetoriais, capacitações, desenvolvimento de planos de ação e mobilização da comunidade local, incluindo Conselhos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e adolescentes.
Na edição anterior (2021-2024), Japaratinga foi um dos 56 municípios alagoanos certificados com o Selo UNICEF, reconhecendo os avanços significativos em indicadores sociais relacionados à infância e adolescência. Entre os resultados, destaca-se o aumento de 37,6% na cobertura da vacina Tríplice Viral (dose 2) nos municípios certificados em Alagoas, em comparação com o aumento de 2,6% registrado no país como um todo .
A nova edição do Selo UNICEF tem como foco alcançar crianças e adolescentes que ainda não são atendidos por outras iniciativas e têm seus direitos mais ameaçados, como meninos e meninas quilombolas, indígenas e de outras comunidades tradicionais .
A participação de Japaratinga no Selo UNICEF representa uma oportunidade para o município fortalecer suas políticas públicas e garantir melhores condições de vida para suas crianças e adolescentes.
Para mais informações e para realizar a adesão, acesse o site oficial do Selo UNICEF: www.selounicef.org.br.
Por Adriano Monteiro / Fala Japaratinga
Foto: Ascom
0 Comentários